Logo

Y Consultoria

Análise de franqueabilidade e expansão de rede.


Pesquisa comprova que microfranquias são ferramenta de transformação socioeconômica

O levantamento constatou dados importantes para compreender o cenário de transformação social pelo qual passam os franqueados.

Pesquisa quantitativa realizada por Rodrigo Ramires de Oliveira, especialista em franchising, e Eduardo Santinoni da Y Consultoria, empresa focada em ajudar novos negócios a expandirem no mercado de franquias, realizada em âmbito acadêmico, indica que as microfranquias são uma ferramenta de transformação socioeconômica na vida dos franqueados. O levantamento foi feito com 77 franqueados de marcas de franquias de baixo investimento de nove redes.

Entre os principais dados, destacam-se que 85% dos respondentes investiram abaixo de R$ 50 mil; 71,42% progrediram de renda e/ou mantiveram-se com renda acima de R$ 10 mil e somente 6,50% tiveram regressão de renda.

“Decidimos fazer este levantamento com o objetivo de entender o impacto desse modelo de negócio na vida dos empreendedores oriundos de uma parcela mais pobre da população. A pesquisa teve enfoque no aspecto econômico e de renda, de capacitação e de treinamento, e de entendimento de bem-estar social”, comentou Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria.

O estudo mostrou ainda que a realização de treinamentos/capacitações da franqueadora os deixaram muito melhor preparados para atuarem como franqueados da microfranquia (72,72%) e 54,54% deles entenderam que o acesso a itens básicos melhorou.

“Aqui percebemos que as franquias também servem como elemento de transformação social elevando o patamar de vida econômica e de bem-estar social dos franqueados bem com sendo elemento determinante na formação de profissionais e de empreendedores”, disse Rodrigo Ramires de Oliveira, especialista em franchising e atual diretor de planejamento e atendimento de uma importante rede de escolas bilingues canadenses franqueadas.

Além disso, 59,74% dos respondentes afirmaram que a qualidade de vida melhorou, sendo que somente 11,68% deles disseram que a qualidade de vida piorou.

Os resultados da pesquisa apontam ainda que 81,81% estão otimistas quanto ao futuro e 46,75% dos franqueados respondentes afirmaram que o acesso aos serviços de saúde melhorou.
Diante desse cenário, conclui-se que o modelo de franquia de baixo investimento é uma ferramenta de ascensão econômica, social e de bem-estar para os empreendedores e suas famílias, criando um círculo virtuoso na medida em que se obtém acesso melhores recursos de educação, saúde, itens básicos, conferindo dignidade e crescimento profissional.

Por Monique Y 25 jan., 2024
O apoio de uma consultoria permite que uma empresa consiga expandir o sucesso de forma mais assertiva. Eduardo Santinoni explica quando gestores devem procurar suporte nos variados segmentos do empreendedorismo.
Por Monique Y 25 jan., 2024
Estratégia é fundamental para qualquer âmbito da vida, seja no pessoal ou profissional. Parafraseando o filme Alice no País das Maravilhas, se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho basta. Então, saber para onde você vai e quais os são os seus objetivos é imprescindível para definir o melhor caminho.
Por Monique Y 24 jan., 2024
A metodologia Matriz 3C, desenvolvida pela Y Consultoria, é uma ferramenta essencial na determinação do formato de expansão. Este método é fundamentado em três pilares: Custo, Controle e Capilaridade. Com os objetivos de longo prazo bem definidos para a marca, e dados do seu negócio e do seu mercado, examinamos se a melhor maneira é através de unidades próprias, franquias ou outro formato.

O sistema de franquias é, sem dúvidas, uma das maneiras mais seguras de se empreender.
07 dez., 2023
O sistema de franquias é, sem dúvidas, uma das maneiras mais seguras de se empreender, sendo uma excelente opção para aqueles que desejam não apenas ter independência, mas também investir tempo e dinheiro em um negócio previamente testado em outras oportunidades. Não é à toa que o Brasil fechou o último trimestre de 2022 com um total de 63.800 franquias. O número é 12,6% superior ao registrado no mesmo período em 2021 (56.663), de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Expansão Híbrida: Um estudo de caso de estratégia eficiente
30 nov., 2023
No desafio de acelerar a expansão e blindar regiões estratégicas, a Academia Evolve enfrentou um cenário complexo. Neste artigo, exploraremos a transformação desse desafio em oportunidade, destacando a implementação de uma estratégia de expansão híbrida.
Como a expansão de 50 Unidades se tornou uma realidade no mercado farmacêutic
30 nov., 2023
O mercado farmacêutico é dinâmico e desafiador, exigindo inovação e estratégias sólidas para o crescimento sustentável. A Farmácia Artesanal enfrentou o desafio ambicioso de atingir a marca de 50 unidades vendidas em um ano. Neste artigo, exploraremos como a empresa enfrentou os problemas, executou um plano estratégico e está moldando o futuro do seu sucesso.
30 nov., 2023
O que é OKR, quando utilizar e qual o impacto da metodologia na empresa?
Estratégias de expansão e controle na produção de eventos
30 nov., 2023
Este artigo explora o desafio enfrentado pela empresa ao expandir sua atuação para a produção de eventos em escala nacional. Vamos mergulhar na jornada estratégica da R2 com Vc e como ela superou obstáculos para garantir o sucesso em cada uma de suas praças.
Principais erros ao tornar o negócio em uma franquia
30 nov., 2023
“Existem diversas possibilidades de expansão para uma empresa, a franquia é uma delas. É preciso ver qual formato se adequa mais para cada tipo de negócio”, comenta o especialista.
Com sede em Brasília, Y Consultoria abre escritório em São Paulo
30 nov., 2023
A Y Consultoria, especializada no crescimento de redes, formatação de franquias e implantação de OKR, anunciou a abertura de um novo escritório, na cidade de São Paulo.
Mais Posts
Share by: