Análise de franqueabilidade e expansão de rede.
O sistema de franquias é, sem dúvidas, uma das maneiras mais seguras de se empreender, sendo uma excelente opção para aqueles que desejam não apenas ter independência, mas também investir tempo e dinheiro em um negócio previamente testado em outras oportunidades. Não é à toa que o Brasil fechou o último trimestre de 2022 com um total de 63.800 franquias. O número é 12,6% superior ao registrado no mesmo período em 2021 (56.663), de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
No entanto, assim como qualquer empreendimento, esse mercado pode apresentar riscos e obstáculos que, muitas vezes, transformam o franqueado em um mero empregado dentro do seu próprio estabelecimento. É importante levar em consideração que administrar uma empresa é como pilotar um avião: cada função é direcionada a um colaborador específico, enquanto o piloto comanda o voo e orienta a sua tripulação. O piloto, assim como um gestor de negócios, não pode assumir outras responsabilidades, senão ele se perde na rota e o voo se torna turbulento.
Existem maneiras eficazes de reverter esta situação, permitindo que os franqueados atuem como gestores de seus negócios e impulsionem o crescimento de suas franquias, garantindo o sucesso do empreendimento.
Neste artigo, explore estratégias para superar desafios relacionados ao tempo, organizar processos e impulsionar o crescimento. Confira:
Um dos principais desafios enfrentados pelos franqueados é a falta de tempo para se dedicar a tarefas estratégicas de gestão. Muitas vezes, eles acabam envolvidos em atividades operacionais do dia a dia, o que limita sua capacidade de tomar decisões estratégicas para o negócio. É preciso saber lidar com o fato de delegar. Não é viável querer dar conta de tudo o tempo todo.
Para superar essa limitação, é essencial estabelecer uma agenda bem estruturada, delegar tarefas operacionais para a equipe e utilizar ferramentas de automação para otimizar processos. Dessa forma, o franqueado poderá focar em atividades que realmente demandam sua expertise e contribuir para o crescimento sustentável do negócio.
2. Padronização de processos
Outro ponto crucial que pode te ajudar a se tornar um gestor eficiente do negócio é determinar processos padronizados em todas as unidades da franquia. Isso garante que a qualidade e o padrão do serviço ou produto sejam mantidos, independentemente do franqueado estar presente ou não. Documentar os processos e treinar a equipe para segui-los corretamente é fundamental para criar consistência e facilitar a gestão.
Além disso, a padronização dos processos também auxilia na redução de erros e retrabalhos, resultando em maior eficiência operacional e satisfação do cliente.
3. Desafio humano
Reconhecer que você é líder de outros seres humanos e lidar com pessoas é um desafio. Sendo assim, você se autoanalisa como líder e analisa o seu comportamento enquanto gestor. Afinal, o tamanho do seu negócio vai de acordo com a posição que você está ocupando nele. Se você não se comporta como gestor, você se limita apenas ao que seus braços podem alcançar.
Nesse sentido, investir em desenvolvimento pessoal e habilidades de liderança é fundamental. Isso inclui aprimorar a comunicação, habilidades de resolução de conflitos, motivação da equipe e capacidade de inspirar e influenciar.
4. Análise dos indicadores
Para impulsionar o crescimento da franquia, é fundamental analisar outros indicadores, além do faturamento. Não é possível gerir um negócio levando em conta um único indicador. Outros indicadores podem ser: o CMV (Custo da Mercadoria Vendida), ou seja, avaliar quanto é gasto com a mercadoria, pagamento dos fornecedores, insumos, além de analisar gastos extras, como frete, impostos, seguros, entre outros, para estar ciente se o preço do seu produto está alto ou baixo, sem que você perca dinheiro em cada venda; NPS (Net Promoter Score): uma metodologia que consiste em avaliar o grau de fidelidade dos clientes ao meu negócio. Conversão de vendas, taxas de engajamento também são outros exemplos muito utilizados no mercado.
A escolha dos indicadores certos depende da finalidade da sua empresa e dos objetivos que você deseja alcançar. Alguns indicadores terão mais peso do que outros, e isso vai variar de acordo com as estratégias e metas específicas de cada negócio. A análise contínua desses indicadores permite uma tomada de decisão embasada e uma abordagem mais proativa na gestão da franquia.
Ao adotar essas estratégias, você poderá dar passos para sair do papel de empregado e se tornar um gestor eficaz. Lembre-se de que, assim como pilotar um avião, a gestão eficaz requer um planejamento cuidadoso, decisões bem informadas e uma abordagem estratégica que coloque o crescimento e a excelência no centro das operações.
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